segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

OS HEBREUS

Hebreu (do hebraico עברים, i.e. descendentes de Éber) é o nome do povo que viveu na região do Oriente Médio cerca do segundo milênio a.C., e que daria origem aos povos semitas como os judeus e os árabes, ainda que posteriormente o nome fosse associado apenas aos judeus.

A ORIGEM
Após sua saída de Ur, na Mesopotâmia, em direção à Palestina (estreita faixa de terra cercada pela Fenícia, atual Líbano), os hebreus dividiram em tribos formadas por clãs patriarcais que cultuavam a um único Deus, acreditando ser seu povo eleito, onde Deus escolheria determinados membros do grupo para que estes fizessem com que os planos divinos fossem cumpridos. Os clãs eram construídos pelo patriarca e pelos seus filhos e servos; praticavam uma economia baseada no pastoreio, que evoluiu para a agricultura graças à fertilidade das terras do norte e das zonas montanhosas do sul da Palestina. Os hebreus permaneceram por três séculos na Palestina, até a ocorrência de uma violenta seca que abalou a região. Algumas tribos, sob a liderança de Jacó, migraram para o Egito e lá ficaram por quatrocentos anos, período que coincidiu com a dominação dos hicsos, que cooperaram com os hebreus. Quando os hicsos foram expulsos os hebreus passaram a sofrer perseguições e foram condenados a pagar altos impostos e até mesmo foram transformados em escravos. Essa opressão só terminou com o aparecimento de Moisés que liderou o povo hebreu na marcha em direção a Canaã (a Terra Prometida). Esse episódio ficou conhecido como Êxodo. Moisés, de acordo com a bíblia, recebeu de Jeovà, no Monte Sinai, os Dez Mandamentos que continha princípios éticos, morais e religiosos que deveriam orientar a conduta do povo hebreu e, principalmente, reforçar a crença em um só Deus. Moisés e o povo hebreu permaneceram por quarenta anos no deserto do Sinai. As dificuldades encontradas na caminhada do retorno a Terra Prometida foram acompanhadas, em vários momentos, do retorno a idolatria e ao politeísmo, obrigando Moisés a reforçar cada vez mais sua autoridade. Entretanto, Moisés morreu antes da chegada à Palestina.
O sucessor de Moisés fora Josué, que acabou por concluir a longa jornada a Palestina. Porém a terra já estava ocupada por outros povos como cananeus e filisteus. Seria necessário, então, lutar para reconquistar Canaã. Como os patriarcas eram líderes religiosos e não guerreiros, eles deram lugar aos juízes, chefes militares que passariam a comandar os hebreus na luta pela terra. Mais tarde, para unir mais o povo e centralizar os poderes religiosos, políticos e militares, foi fundada a monarquia. Saul, o primeiro rei hebreu, suicidou-se após uma humilhante derrota, sucedeu-lhe então Davi, que havia matado o gigante Golias com uma pedrada. Em 966 a.C., Davi morreu e em seu lugar foi coroado Salomão. Nesse momento os hebreus já possuíam um exercito, uma administração e um governo centralizado. Tudo isso favoreceu Salomão mas o alto custo do padrão de vida da corte real obrigava o povo a pagar altos impostos, isso gerava descontentamento. Com a morte de Salomão ocorreu a Cisma – divisão da monarquia em dois reinos: o de Israel, ao norte formado por dez tribos e cuja capital era Samaria e o de Judá, ao sul constituído por duas tribos e com Jerusalém como capital. Em 722 a.C. o reino de Israel foi conquistado pelos assírios e aproximadamente duzentos anos depois o reino de Judá foi conquistado pelos babilônios, com isso os hebreus viraram escravos – esse evento ficou conhecido como Cativeiro da Babilônia.

A DIÁSPORA
O Cativeiro da Babilônia acabou em 539 a.C. quando Ciro, imperador persa conquistou a Babilônia e libertou os judeus, que retornaram a Palestina e reconstruíram o templo de Jerusalém – que havia sido destruído por Nabucodonosor, em 332 a.C. os persas foram derrotados por Alexandre Magno, e os macedônios passaram a dominar a Palestina, seguido pelo domínio romano em 63 a.C. Após a contenção da revolta judaica iniciada em meados da década de 60 d.C. e a destruição de Jerusalém em 70 d.C os judeus a se dispersarem pelo mundo - foi a Diáspora.


O RETORNO
No século XIX, o movimento sionista, organizado por Theodor Herzl, passou a ocupar terras na Palestina e com o apoio da Inglaterra, interessada em pender o equilíbrio político e econômico para seus interesses. Dessa forma, a presença judaica passou, aos poucos, a superar a de palestinos, descendentes dos antigos filisteus. Em 1948, a Assembléia Geral da ONU, sob impacto do holocausto criou o Estado de Israel, assim, o povo hebreu, agora conhecido como judeu, está de volta à Terra Prometida, enquanto os palestinos perderam sua pátria. E essa velha guerra continua até hoje e parece que ainda vai se arrastar por um bom tempo.


O LEGADO CULTURAL DOS HEBREUS
O legado cultural dos hebreus é principalmente religioso. Distantes de suas terras em diferentes momentos, ou seja eram nômades, Eles uniam-se em torno das tradições religiosas, que influenciaram em seu modo de vida, seus costumes e seus valores. Na Idade Antiga, foram os primeiros a adotar a crença em um só Deus (monoteísmo). Eram portanto uma exceção entre as sociedades politeístas da época. Ao longo do tempo, a religião dos hebreus passou a anunciar a vinda de um Messias, ou seja, de um Salvador. Esta religião influenciou outras religiões monoteístas, como o cristianismo e o islamismo, e alguns de seus rituais e cerimônias celebram diferentes passagens da história do povo judeu. Os temas da literatura hebraica apresentam forte relação com a religião. Muitos de seus livros revelam a preocupação dos hebreus em conhecer os ensinamentos de Deus, divulgá-los e aplicá-los em dia-a-dia. Ressaltam ainda que a crença nos planos de Deus interfere na história do povo judeu.



O DIA DE HOJE NO PASSADO...

ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS
1325 - Afonso IV torna-se rei de Portugal
1549 - Criação de um governo central no Brasil, o chamado Governo-Geral, sendo Tomé de Sousa o primeiro Governador-Geral.
1558 - A França ocupa Calais, a última possessão inglesa em seu território
1566 - Michele Ghisleri torna-se Papa, futuro São Pio V
1598 - Boris Godunov chega ao trono da Rússia
1601 - Robert Devereus lidera revolta em Londres contra a Rainha Elizabeth I de Inglaterra
Galileo Galilei observa as quatro maiores luas de Júpiter pela primeira vez (as quais são conhecidas como luas galileanas: Calixto, Europa, Ganímedes e Io)
1782 - Abertura do primeiro Banco Comercial Americano.
1785 - O francês Jean-Pierre Blanchard e o americano John Jeffries viajam de Dover, na Inglaterra, até Calais, na França em um balão de gás, tornando-se os primeiros a cruzarem o Canal da Mancha pelo ar.
1789 - Primeiro Voto Popular no Brasil
Primeiras eleições nacionais nos Estados Unidos
1835 - O HMS Beagle ancora no arquipélago Chonos
1885 - Casamento dos pais de Adolf Hitler: Alois e Klara Hitler.
1835 - Começou no Pará a Guerra de Cabanagem, revolta popular com um governo revolucionário formado por moradores pobres de regiões ribeirinhas. Eles anunciaram a autonomia de sua província diante da Regência até que d. Pedro II atingisse a maioridade.
1890 - Decretada a separação entre Igreja e Estado no Brasil.
1911 - Os primeiros testes com aviões bombardeiros foram realizados. Eles seriam utilizados na Primeira Guerra Mundial.
1927 - Primeira ligação de telefone transatlântica, entre Nova Iorque e Londres.Começou o primeiro serviço de telefonia transatlântica, com uma ligação entre Nova York e Londres. Três minutos de conversa custavam 75 dólares.
1929 - Foi lançada nos Estados Unidos a primeira tira em quadrinhos de ficção científica: Buck Rogers 2429 A.D..
1934 - O personagem de ficção científica Flash Gordon, de Alex Raymond, apareceu pela primeira vez nos quadrinhos.
1936 - Criação da área do Polígono das Secas.
1942 - Segunda Guerra Mundial: Fim da batalha de Moscovo, com a contra-ofensiva Soviética.
1942 - Brasil rompe relações diplomáticas com os países do Eixo.
1953 - O presidente Harry Truman declara que os Estados Unidos desenvolveram uma bomba de hidrogênio
1959 - Os Estados Unidos reconheceram o governo de Fidel Castro em Cuba, cinco dias após a tomada de Havana por um grupo de revolucionários.
1965 - Criação do Exército de Libertação Nacional da Colômbia.
1975 - A OPEP concorda em elevar as taxas do petróleo em 10%.
1978 - História da Antártica: nasce um bebê, chamado Emilio Marcos de Palma, próximo à baía Hope, tornando-se o primeiro nascido no continente.
1979 - O Vietnã e os insurgentes Cambojanos apoiados pelo Vietnã anunciam a queda de Phnom Penh, a capital do Cambodja, e o colapso do regime de Pol Pot. Pol Pot e o Khmer Vermelho batem em retirada para a Tailândia.
1982 - Fundação do Museu Afro-Brasileiro, em Salvador, Brasil
1989 - Akihito torna-se Imperador do Japão e termina o Período Showa.
1990 - A Torre inclinada de Pisa é fechada para o público devido a preocupações com segurança. 1997 - Tibia é lançado
1998 - Programa Discovery: lançamento do Lunar Prospector.
1998 - Acabou a guerra civil na Argélia, que deixou 80 mil mortos. A luta entre o governo e terroristas islâmicos havia começado em janeiro de 1992.
1998 - Início do processo de impeachment do presidente americano Bill Clinton
2006 - Evo Morales, presidente da Bolívia reúne-se em Bruxelas com o Comissário para a Política Externa e de Segurança Comum da União Europeia, Javier Solana, que pediu a Morales "segurança jurídica" para os investimentos europeus na Bolívia.

NASCIMENTOS
1355 - Tomás de Woodstock, filho mais novo do rei Eduardo III de Inglaterra (m. 1397).
1502 - Papa Gregório XIII (m. 1585).
1796 - Princesa Carlota de Gales (m. 1817).
1800 - Millard Fillmore, décimo terceiro presidente dos Estados Unidos da América (m. 1874).
1833 - Henry Enfield Roscoe, químico inglês (m. 1915).
1838 - Henrique Burnay, 1.º conde de Burnay (m. 1909).
1844 - Santa Bernadette Soubirous, religiosa francesa. (m. 1879)
1856 - Alexandre Brodowski, engenheiro polonês (m. 1899).
1899 - Francis Poulenc, compositor francês (m. 1963).
1921 - Josué Guimarães, escritor brasileiro (m. 1986)
1933 - Nicete Bruno, atriz brasileira.
1935 - Valeri Kubasov, cosmonauta soviético.
1941 - John Ernest Walker, químico do Reino Unido.
1948 - Ichiro Mizuki, cantor do Japão.
1951 - Luiz Melodia, cantor e compositor brasileiro de MPB.
1956 - David Caruso, actor norte-americano.
1964 - Nicolas Cage, ator estado-unidense.
1977 - Marco Storari, futebolista italiano.
1978 - Jean Charles de Menezes, imigrante brasileiro morto no metrô de Londres (m. 2005).
1985 - Roger Rodrigues da Silva, jogador de futebol brasileiro.


FALECIMENTOS
1325 - Rei Dinis de Portugal (n. 1261)
1355 - Inês de Castro (assassinada), amante do futuro rei Pedro I de Portugal (n. 1320)
1536 - Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII de Inglaterra (n. 1485)
1655 - O Papa Inocêncio X (n. 1574)
1830 - Carlota Joaquina de Bourbon, infanta de Espanha e rainha de Portugal e princesa honorária do Brasil (n. 1775)
1847 - Maria Schicklgruber, avó paterna de Adolf Hitler (n. 1795)
Thomas Lawrence, pintor inglês (n. 1769)
1932 - André Maginot, político Francês (n. 1877)
1943 - Nikola Tesla, físico croata (n. 1856)
1951 - René Guénon, escritor francês.
1976 - Luís Person, ator e diretor brasileiro (n. 1936)
1984 - Alfred Kastler, físico francês (n. 1902)
1986 - Marco Antônio Araújo, guitarrista e compositor brasileiro
1989 - Hirohito, Imperador do Japão,aos 87 anos , que conduziu o Japão durante a Segunda Guerra Mundial e foi o último monarca de seu país a ser reconhecido como uma divindade. (n. 1901)
1991 - José Guilherme Merquior, diplomata, professor e pensador brasileiro (n. 1941)
1995 - Murray Newton Rothbard, teórico político e economista estado-unidense (n. 1926)
1998 - Vladimir Prelog, químico croata (n. 1906)
2000 - João Silvestre, apresentador de TV brasileiro, pioneiro dos programas de auditório (n. 1922)
2006 - General Urano Teixeira da Matta Bacellar, brasileiro, Comandante das Forças de Paz da ONU no Haiti (n. 1948)